Blog Místico

E foi assim a nossa Visita Guiada do dia 21 de Julho...

9-Aug-2018

Sim, deixou saudades!

Dia 21 de Julho foi um dia muito especial para nós do café Campo Místico. Recebemos a visita de um grupo bem entrosado e apaixonado por cafés! Começamos com um delicioso café da manhã, com direito a pão de queijo , geleias caseiras, queijo mineiro e o famoso bolo de fubá (receita centenária de família ).

É neste momento que todos vão interagindo e conhecendo um pouco de nossa historia e a origem do nome Café Campo Místico. E claro, degustando bons cafés! Aliás, já nesta hora a galera põe a mão na massa, quer dizer,  no moinho, porta filtros e começam a compartilhar um pouco suas experiências com a mais amada das bebidas.

Energia recarregada fomos para o cafezal. O ponto forte desta época do ano é a colheita! Aqui começou nossa aventura e conhecimento da cadeia cafeeira. Pudemos vivenciar uma experiência única e conhecer esta grande "corrida de obstáculos" que é produzir Cafés Especiais.

 

 

Nossos visitantes puderam entender um pouco sobre a agricultura familiar. Vem daqui, dos pequenos produtores 70 % dos alimentos que consumimos todos os dias. E com muita disposição e energia caminhamos pelo cafezal com informações sobre cultivo, manejo, poda, florada, evolução dos grãos e claro sobre a colheita.

 

 

 

Falando em colheita, é hora de colher café, fizemos a colheita seletiva manual, ou seja colhemos somente os grãos maduros, cor de cereja e teve até quem se arriscou a manusear uma derriçadeira - exemplo de colheita semi-mecanizada comum em regiões de montanha. 

 

 

 

Sem dúvida a grande alegria e identificação com a colheita vem junto com a peneira! Ao colher os grãos de cafés no pano, caem folhas e galhos, é importante abanar para não acumular muitas impurezas. E ninguém melhor que nosso colaborador, o Ney, para ensinar a galera como se faz..... Claro que ninguém tem a prática dele, mas as tentativas são realmente incríveis! 

 

 

 

 

 

 

Passamos uma manhã bem produtiva e animada, mas ainda não acabou ! o processo da produção dos cafés de alta qualidade está apenas começando, ainda tem um longo caminho até a xícara. O próximo passo foi conhecer o processo de secagem dos grãos em terreiro de concreto  e terreiro suspenso. Aqui fica evidente a importância que faz colher os grãos cereja para que tenhamos uma secagem homogênea do café, além de evitar que possíveis grãos verdes ou fermentados se misture aos grãos maduros.

 

 

 

 

 

 

 

 

Pausa merecida para almoço. O cheirinho de madeira queimando no fogão a lenha despertou o apetite da turma. 

 

 

 ...E para não perder o pique depois de um autentico almoço da roça, vimos na prática os defeitos do café depois de seco e descascado. A diferença entre os cafés especiais ( livres de defeitos) e os cafés comerciais. 

 

 Continuando a percorrer os caminhos do café, não podíamos deixar de falar da Torra! Importantíssimo para definir os aromas e sabores que cada variedade pode conter. Tivemos uma verdadeira aula do mestre de torras, nosso amigo Luis que com muita desenvoltura fez uma torra de tirar o chapéu no tradicional "Bolinha" .

 Daí, só nos resta provar este delicioso café recém torrado. Obrigada a todos, novos amigos e parceiros de café! Foi um dia incrível, maravilhoso compartilhar um pouco de nossa experiência com vocês! 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

VISITE

Campo Místico

Bueno Brandão, MG

CONTATO

E. Mail: cafe@campomistico.com.br

ACOMPANHE

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle

© 2018 Campo Místico. Criado por Andarilho Design