top of page

Você sabe o que é um café especial?


O que são Cafés Especiais?

Qual a primeira ideia que vem a sua cabeça? Qualidade do grão, aquele cafezinho que te remete à infância, ou simplesmente o ambiente em que ele e servido?

Se você pensou “o café da minha mãe” ou “café preparado com carinho e amor”, você está errado.... Claro que estes cafés tem seu valor emocional e psicológico e para nós sempre serão especiais. Mas a nomenclatura que encontrarão em alguns pacotes de café diretamente do produtor, fazem referência à Metodologia de Avaliação Sensorial da SCA (Specialty Coffee Association), usada no mundo todo.

Café Especial é todo aquele que atinge, no mínimo, 80 pontos numa escala de pontuação (que vai até 100), sendo avaliados os seguintes atributos:

  • Fragrância/Aroma

  • Uniformidade de xícara

  • Ausência de Defeitos

  • Doçura

  • Sabor

  • Acidez

  • Corpo

  • Finalização

  • Harmonia

De acordo com a BSCA (Brazilian Specialty Coffee Association), “os atributos de qualidade do café cobrem uma ampla gama de conceitos, que vão desde características físicas, como origens, variedades, cor e tamanho, até preocupações de ordem ambiental e social, como os sistemas de produção e as condições de trabalho da mão de obra cafeeira”.

Diferença entre café tradicional e especial

Assim como o vinho, o azeite, café também pode ser apreciado por suas características sensoriais. E pode acreditar, quando você experimentar um café especial, não vai mais querer o café tradicional!

Os melhores grãos são os mais desejados e, por isso, paga-se mais por eles. Os cafés tradicionais ou comerciais ( de supermercados) são mais baratos pois o mercado interno blenda (mistura) o conilon/robusta com o arábica baixo. Para “mascarar” o sabor ruim, torra-se o café até ficar bem escuro e adota-se o discurso do “café forte”, que na verdade é apenas um café amargo, tão amargo que é necessário adicionar açúcar para consumi-lo.

Onde encontrar cafés especiais?

Por ser um mercado novo, a produção e a demanda por cafés especiais começou a ganhar expressão nos últimos 15 anos.

Os principais responsáveis em apresentar os cafés especiais para o mercado brasileiro são as cafeterias e baristas. Atualmente, é muito fácil encontrar um café especial em coffee shops, empórios, feiras de produtor e na home das fazendas de café!

Procure, prove, sinta a diferença e invista na sua saúde. Pode acreditar, Café Especial faz toda diferença.


211 visualizações0 comentário
bottom of page