top of page

Sobre a Empresa

Vídeo : Samuel Mangia

Nossa História

Por uma feliz obra do destino, há 15 anos, adquirimos um pedaço de terra no município de Bueno Brandão – sul de MG, região de montanhas, cachoeiras e cafezais. Em 2005, com intuito de tornar a propriedade autossustentável, foram plantados os primeiros pés de café. Os primeiros lotes eram vendidos commodities, como se faz ha décadas na região.

Porém com o tempo o “bicho do café” entrou em nossa veia, começamos a estudar e pesquisar o assunto, visitamos varias feiras, “dias de campo”, e com isso descobrimos que havia uma infinidade de informações , técnicas e pesquisas por trás daqueles simples grãos e que este tema era muito mais profundo do que imaginávamos.

Numa destas feiras fomos apresentados aos cafés especiais e o interesse pela degustação e análise sensorial de cafés foi uma consequência natural. Descobrimos que não existe simplesmente “o café”, mas um universo de sabores, aromas e variedades que a natureza nos proporciona e que podemos incrementar com nosso conhecimento. Entramos num mundo até então desconhecido e ficamos apaixonados. Uma “brincadeira” que acabou se tornando um negócio, tocado com muita paixão e inspirado pelos nossos filhos, que faz toda esta dedicação valer a pena.

Hoje, investimos em equipamentos, conhecimentos e técnicas para melhorar cada vez mais o precioso grão que a natureza nos presenteia, sempre com o máximo respeito e cuidado, pois um dos maiores aprendizados que tivemos nestes anos todos, foi que a terra vai sempre responder da mesma forma como você a trata.

Bueno Brandão - Por que Campo Místico?

Gostaríamos de compartilhar a história de Bueno Brandão, esta terra linda, de gente maravilhosa que nos acolheu e recebe a todos como uma grande família! Terra das águas, das montanhas, das cachoeiras, dos Cafezais e da agricultura familiar!

A história do município que hoje leva o nome de Bueno Brandão, esteve relacionada ao desbravamento do interior do Brasil pelos bandeirantes portugueses em busca do “sertão”, logo após a proclamação da Independência, bem como a influência da Igreja católica. Sua ocupação já soma
quase 200 anos.

Em 1842, a Cúria Católica da cidade de São Paulo enviou ao povoado alguns frades franciscanos para que ali se realizassem as Santas Missões. Como era comum na época, um dos frades tinha o encargo de relatar a Cúria tudo o que fosse digno de nota durante a viagem ou durante as missões.

Para esta função ficou encarregado o frei Eugênio Maria de Gênova, natural de Gênova na Itália. Em um de seus textos foi que encontramos a primeira referência ao nome “Campo Místico” alusão à beleza natural do lugar, este que era entrecortado por vales e serras, água em abundância; além de uma primorosa vila composta de casebres simples caiados de branco (típico da arquitetura açoriana), mergulhados em meio a vastos campos sob o acalento de um clima ameno

Após alguns anos o povoado passou à categoria de distrito de Pouso Alegre, na qual recebeu o nome de Campo Místico.

O município se desenvolveu baseado, sobretudo, no cultivo do café e da batata inglesa, fatores decisivos para a emancipação administrativa.

Em 17 de dezembro de 1938, foi criado o município, chegando à categoria de cidade e passa a se chamar Bueno Brandão, em homenagem ao ex-governador do Estado de Minas Gerais, Sr. Júlio Bueno Brandão, político ourofinense.

Bueno Brandão, que se explica por estar nas cristas da Mantiqueira, a 1.300 metros de altitude, com elevações superiores a 1.700m, recobertas pela Mata Atlântica, além das inúmeras quedas d’água, que jorram por entre seus montes, fazendo ser chamada de “Cidade das Cachoeiras.”

Nos últimos anos o mercado turístico vem sendo explorado, mais especificamente o turismo ecológico e rural, como uma nova atividade econômica para seus moradores.

Até hoje alguns moradores se referem à cidade pelo nome Campo Místico.

População: 10.911 habitantes (IBGE 2022)

Altitude: 1.204 metros

Área: 355,23 km2

Missão

Nossa missão é produzir, processar e comercializar cafés especiais de alta qualidade, buscando sempre o aprimoramento de nosso conhecimento para melhor conduzir nossas colheitas sempre com o máximo de ética e respeito à natureza.

Visão

Tornar nossos cafés uma referência nos processos de produção e manejo, promover o desenvolvimento de novos projetos e inovação que permita oferecer sempre novos produtos com qualidade desde o plantio até a xícara.

Valores

Compromisso em produzir sempre o melhor grão com o máximo de respeito ao meio ambiente

Honestidade e transparência em todas nossas relações pessoais e comerciais,

Sustentabilidade e Responsabilidades Social,

Promover o desenvolvimento e as boas relações com todas as pessoas envolvidas no processo,

Busca contínua por qualidade, desenvolvendo o sistema de gestão integrado com o meio ambiente.