top of page

Visita Guiada 04/03/19


...E foi assim! Em pleno feriado de carnaval, esta galera super cafeinada fez um Tur pelos cafés dos Campos Místicos!

Vindos de diferentes cidades, São Paulo, Vinhedo, Cotia e Rio de Janeiro nossos visitantes aterrissaram em Bueno Brandão para viver uma experiência na agricultura familiar de montanha e conhecer o processo dos cafés especiais!

E o que não faltou foi boa vontade no preparo dos cafés! Olha a Simone do Cafe com Arte Coadores

preparando um Mundo Novo no Kalita !

Todo mundo com estomago forrado com as delicias do sitio preparadas com produtos da região. Teve bolo de fubá, geleia de frutas da época, queijo mineiro, sucos de goiaba e graviola dando aquela energia para caminhar pelo cafezal!

A agricultura familiar no Brasil é responsável por mais da metade da produção de alimentos no país. A cafeicultura brasileira é constituída, em sua maioria, por pequenos agricultores, que correspondem a 75% dos produtores de café. Desse total, cerca de 60% referem-se à cafeicultura familiar, com área de até cinco hectares e responde por 25% da produção brasileira. ( Dados EMBRAPA 2018 )

É nesse contexto que estamos inseridos e fazemos questão de mostrar as boas práticas no manejo do café em consonância com a preservação ambiental e a geração de empregos locais!

Costumamos dizer que a produção de cafés especiais é uma corrida de obstáculos, temos muitas barreiras a serem vencidas desde o plantio até a xícara, durante a visita mostramos um pouco deste longo processo.

Passamos também pelo nosso Sistema Agroflofestal ou SAF ( sistema que reúne as culturas de importância agronômica em consórcio com a floresta ) implantado em 2018 em parceria com a Preta Terra , onde consorciamos Árvores Nativas , Frutíferas , Madeireiras com Café. Em breve , esse microlote dará seus primeiros frutos.

Primeira etapa da visita concluída, nesta época do ano os grãos começam a amadurecer num processo lento e constante para serem colhidos a partir de maio ou junho dependendo do clima da região.

Voltando à corrida de obstáculos, importantes etapas como a colheita e o pós colheita vão garantir a preservação das características do fruto. Por isso devem ser bem conduzidos e monitorados em todo seu processo.

Aqui uma amostra do processo de secagem dos cafés naturais em terreiro suspenso. Aqui os grãos são secos com a polpa lentamente ao sol por até 20 ou 30 dias dependendo das condições climáticas!

Muito bacana a participação da galera!

E bora pro almoço, por que ninguém é de ferro! Esta caminhada morro acima e morro abaixo, o cheirinho de lenha do fogão abriu o apetite de todos, uma pausa mais que merecida!

Falamos um pouco sobre qualificação e defeitos dos grãos e como é fundamental conhecer a procedência do seu café!

E pra terminar nosso dia com chave de ouro, nada melhor que tomar bons cafés! Aliás, torramos na hora uma amostra que descascamos com o pessoal e degustamos junto a outros excelentes cafés ! Não faltou nem mesmo um espresso tônica tirado na Aeropress pelas mãos do nosso amigo Barista Henrique do Tem Café

Ficamos imensamente gratos com a presença de todos ! até a próxima!

151 visualizações0 comentário
bottom of page